18 de nov. de 2012

ESPECIAL: HAPPY BIRTHDAY THE FAME MONSTER


 The Fame Mons†er é o terceiro EP da cantora e compositora norte-americana Lady Gaga. Foi originalmente denominado pela reedição do seu álbum de estreia, The Fame, mas a editora discográfica Interscope Records, confirmou que seria um projeto separado da cantora.

Consiste em oito faixas e a edição especial inclui o seu primeiro álbum, The Fame, como disco bônus  O primeiro single do EP foi lançado digitalmente a 19 de Outubro de 2009. O EP concedeu a Gaga um total de seis indicações ao Grammy Awards de 2011, das quais venceu três, incluído Melhor Álbum Pop Vocal.


Singles

  • "Bad Romance", lançado 19 de Outubro de 2009 para rádios e em 10 de novembro de 2009 como videoclipe, como o primeiro single do The Fame Monster. Atingiu vários topos de tabelas musicais, como a UK Singles Chart e Canadian Hot 100. Em agosto do mesmo ano recebeu 10 indicações ao MTV Video Music Awards de 2010, das quais ganhou sete, incluído a de Video do Ano sendo a maior vitória de no VMA desde a de Peter Gabriel em 1987. Ainda recebeu as indicações de Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Melhor Video Musical Curto no Grammy Awards de 2011, onde ganhou ambas.
  • "Telephone", conta com a participação de Beyoncé Knowles e foi lançado a 16 de março de 2010 nas rádios norte-americanas, como o segundo single do EP. Seguindo o sucesso de seu antecessor, Telephone recebeu 3 indicações ao VMA 2010, das quais ganhou a de Melhor Colaboração, ao lado de Beyoncé. E a indicação de Melhor Colaboração Vocal no Grammy 2011, porém esta Gaga e Beyoncé não ganharam.
  • "Alejandro", foi confirmada como terceiro single em 4 de Março de 2010. e lançado em 15 de julho do mesmo ano. O clipe foi duramente criticado pela imprensa, e até pela cantora Katy Perry, pela forte insinuação religiosa. Segundo Gaga, Alejandro não fere nenhuma religião, mas realmente é uma celebração ao amor gay.
  • "Dance In The Dark", foi lançado em 4 de novembro de 2010, nas rádios australianas, estadunidenses e belgas; como o único single promocional do EP. A música que foi sucesso de crítica, durante o lançamento de The Fame Monster, também recebeu uma indicação ao Grammy 2011 de Melhor Gravação Dance, a qual era favorita, mas perdeu para Only Girl (In the World) de Rihanna. A canção também foi performada durante o BRIT Awards de 2010.



Bad Romance by Lady Gaga on Grooveshark Alejandro by Lady Gaga on GroovesharkMonster by Lady Gaga on GroovesharkSo Happy I Could Die by Lady Gaga on GroovesharkSpeechless by Lady Gaga on GroovesharkDance in the Dark by Lady Gaga on GroovesharkTelephone by Lady Gaga Feat. Beyonce on GroovesharkTeeth by Lady Gaga on Grooveshark
Vendas:
Na semana de lançamento, The Fame Monster, chegou a posição #1 dos charts de nove países, e a posição #5 da Billboard 200, dos Estados Unidos. Onde posteriormente  vendeu 1,7 milhão de cópias, sendo certificado com Disco de Platina pela Associação Americana da Indústria Discográfica (RIAA).
Mundialmente, The Fame Monster vendeu 5,9 milhões de cópias em 2010, sendo o álbum mais vendido no mundo, naquele ano.
No Brasil ganhou Platina Dupla & ficou em primeiro lugar no Top 20 semanal.